TEMPORADA 2019
 REGULAMENTO LHE 2019

REGULAMENTO LHE - COPA HUMMEL 2019

CAROS PROFESSORES SEGUE ABAIXO O REGULAMENTO LHE COM AS ALTERAÇÕES ESPECÍFICAS DO HANDEBOL. GOSTARÍAMOS DE SALIENTAR QUE ESTES ÍTENS FAZEM PARTE DO REGULAMENTO GERAL E FORAM EXTRAÍDOS PARA UMA MELHOR VISUALIZAÇÃO. LEIA COM ATENÇÃO O REGULAMENTO GERAL ONDE ENCONTRARÁ ÍTENS FUNDAMENTAIS PARA O BOM DESENVOLVIMENTO DA COMPETIÇÃO. 

Art. 1º - Além das idades já estabelecidas no Regulamento Geral dentro das categorias, poderão jogar na categoria inferior os alunos/atletas nascidos nos meses de Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro.

Art. 2º - A categoria A10 será disputada em forma de FESTIVAL; as categorias A11 e A12 poderão ocorrer da mesma forma, após decisão dos participantes dessas categorias, se assim for do contento de todos.  

Art. 3º - FEDERADOS: O número de atletas federados (atletas inscritos na Federação Paulista de Handebol) por categoria será de 4 inscritos e 2 em quadra simultaneamente, porém, segue adiante algumas exceções:

1. Será permitida a inscrição e utilização de mais do que 4 atletas federados, desde que:

Ex: Se a equipe A tem 5 atletas federados inscritos, e a equipe B também tem o mesmo número de federados inscritos, ambas poderão utilizar TODOS (os 10) jogadores da forma que lhes for mais conveniente; sendo assim, as equipes poderão inscrever quantos atletas federados quiserem;

2. Essa equivalência valerá pela inscrição, e não pela presença no jogo;

Ex: se a equipe A tem 5 atletas federados inscritos, mas somente 3 atletas vão ao jogo, e a equipe B tendo o mesmo número de federados inscritos, e os seus 5 atletas vão ao jogo, a equipe B poderá utilizar os 5;

3. Na situação de uma equipe não ter nenhum atleta federado inscrito, valerá nossa regra básica (4 inscritos e 2 em quadra) para o adversário, assim como, se a equipe tiver 1, 2, 3 ou 4 atletas federados inscritos e assim por diante.

4. Para a LE2/LHE e COPA HUMMEL/LHE considera-se atleta federado apenas aqueles que participarem das categorias A16 e A18 e LIVRE; as categorias inferiores (A11, A12, A13, A14) não entram no controle abordado acima;

5. IMPORTANTE: TODAS AS EQUIPES DEVERÃO ENVIAR UMA RELAÇÃO CONSTANDO SEUS ATLETAS FEDERADOS, ANTES DO INÍCIO DE SUA PARTICIPAÇÃO NO TORNEIO, ASSIM ESSA RELAÇÃO SERÁ DIVULGADA A TODAS AS EQUIPES DA CATEGORIA EM QUESTÃO, PARA QUE TODOS ESTEJAM CIENTES DA QUANTIDADE DE FEDERADOS EM CADA EQUIPE, APÓS O INÍCIO DA PARTICIPAÇÃO DAS MESMAS;

6. NO CASO DE UM ATLETA SER INSCRITO COMO FEDERADO ANTES DO INÍCIO DA COMPETIÇÃO, PERMANECERÁ NESSA CONDIÇÃO, MESMO QUE PORVENTURA, DEIXE DE ATUAR NO CLUBE (A CONDIÇÃO FEDERADO VALERÁ POR TODA A TEMPORADA EM VIGOR). ASSIM COMO SE O ATLETA SE FEDERAR APÓS O INÍCIO DA COMPETIÇÃO, PASSARÁ A CONTAR COMO FEDERADO.

Art. 4º - Poderão ser inscritos atletas até o dia 30/06, impreterivelmente; após essa data, nenhum novo atleta poderá ser inscrito na competição.

Art. 5º - Duração das partidas:

Categoria A 12: 3 tempos com 10 minutos de duração para cada tempo.

Categoria A 14: 2 tempos com 20 minutos de duração para cada tempo.

Categoria A 16: 2 tempos com 20 minutos de duração para cada tempo.

Categoria A 18: 2 tempos com 20 minutos de duração para cada tempo.

Categoria LIVRE: 2 tempos com 25 minutos de duração para cada tempo.

OBS: Com exceção da categoria A12, todas as outras terão 5 minutos de intervalo; na categoria A12, serão 2 minutos de intervalo entre cada período.

Art. 6º - As bolas a serem utilizadas na Copa Hummel - LHE - Le2 seguirão os seguintes tamanhos:

Categoria A 12 / Masc e Fem: Bola H1

Categoria A 14 / Fem: Bola H1

Categoria A 14 / Masc: Bola H2

Categoria A 16 / Masc e Fem: Bola H2

Categoria A 18 / Fem: Bola H2

Categoria A 18 / Masc: Bola H3

Categoria LIVRE / Fem: Bola H2

Categoria LIVRE / Masc: Bola H3

OBS: O USO DE COLA PARA AUMENTAR A ADERÊNCIA À BOLA ESTÁ SUJEITO À AUTORIZAÇÃO DAS ESCOLAS/COLÉGIOS/CLUBES QUE SEDIAM AS RODADAS/ETAPAS

Art. 7º - Contagem de pontos:

Para a fase classificatória, a contagem de pontos procederá da seguinte forma:

a) 3 (TRÊS) pontos por partida vencida;

b) 1 (UM) ponto por partida empatada;

c) 0 (ZERO) ponto por partida perdida;

d) -1 (MENOS UM) ponto por WO.

Em caso de igualdade de pontos ganhos na fase classificatória, o critério de desempate se dará na seguinte ordem:

1. Entre duas equipes:

a) Confronto direto;

b) Maior número de vitórias na fase;

c) Maior saldo de gols;

d) Maior número de gols marcados;

e) Gols average;

f) Sorteio.

2. Entre três ou mais equipes:

a) Confronto direto entre as equipes empatadas;

b) Maior número de vitórias entre as equipes empatadas;

c) Maior saldo de gols entre as equipes empatadas;

d) Maior número de gols marcados entre as equipes empatadas;

e) Gols average entre as equipes empatadas;

f) Sorteio.

Em caso de empate em jogos eliminatórios/finais, teremos uma prorrogação de 5 minutos, e persistindo o empate, cobranças de 3 tiros de 7 metros alternados, não podendo repetir o cobrador.

Art. 8º - Regras Adaptadas

1. Na categoria A 12 a duração das partidas será de 03 (tres) períodos de 10 (dez) minutos, com intervalo entre os mesmos de 2 (dois) minutos;

1.1 Na primeira fase (Classificação), após o término de cada período o placar será zerado e o resultado final será computado em sets;

1.2 Na segunda fase (Séries), Semifinais e Finais, o resultado final será computado com a soma dos gols nos 3 períodos, ou seja, os placares NÃO serão zerados após o término de cada período;

1.3 No primeiro periodo de jogo será obrigatória a utilização do sistema individual, pelo menos na sua quadra defensiva, ou seja, meia quadra;

1.4 No segundo período de jogo será obrigatória a utilização do sistema defensivo em duas/três linhas (5x1, 3x2x1, 3x3, 4x2 e 1x5);

1.5 No terceiro período de jogo, o sistema de defesa será LIVRE.

OBS: O Sistema de defesa MISTO (5+1, 4+2) será autorizado SOMENTE no terceiro período.

OBS: A marcação em linha será permitida em caso de inferioridade numérica (exclusão).

2.Serão permitidos 2 (dois) tempos técnicos durante a partida, portanto, em 3 (três) períodos de jogo, o treinador poderá utilizar os 2 (dois) tempos técnicos da forma que achar conveniente.

3.A marcação individual deverá ser feita por aproximação, no mínimo na quadra defensiva da equipe. Considerar-se-á aproximação uma distância máxima de 1 (um) metro entre o defensor e seu respectivo atacante. Para efeito de observação da arbitragem, considerar-se-á como um metro a distância equivalente ao comprimento de um braço do defensor mais o equivalente a metade desta medida.

OBS: Será punida pela arbitragem a ação de "segurar" ou "puxar" o adversário com o intuito de evitar o seu desmarque, quando o mesmo não tem a posse de bola.

4.Na cobrança de tiro livre (falta) a marcação individual deverá continuar a ser feita, mantendo distância maior de 1(um) metro apenas os jogadores que estiverem próximos ao(s) executante(s) do tiro.

5. A utilização de quaisquer dos tipos de defesa proibidas acarretará nas seguintes sanções ao técnico ou responsável pela equipe durante o jogo:

1a - advertência verbal. O protocolo para esta advertência será:

a) Paralisação do jogo

b) Clara advertência ao treinador, obedecendo a sinalização vigente.

O árbitro poderá, antes deste procedimento, avisar ao treinador que ele está na iminência de recebê-la.

2a - tiro de sete metros contra a equipe infratora, seguido de posse de bola para a equipe que cobrou o tiro. O reinicio se dará através de um tiro livro na conjunção das linhas de centro e lateral, junto à área de substituição.

& 1 - A punição contra a infração das regras relativas à obrigatoriedade tática não é, em princípio, uma falta disciplinar, não deve ser punida com cartão amarelo. Mas, em caso de reincidência, poderá, a critério do árbitro, ser considerada atitude antidesportiva e acarretar nas sanções previstas na regra.

Art. 9º - Inscrição de atletas para o jogo

1. O atleta deve ser inscrito, mesmo não estando presente; quando chegar deverá se apresentar junto à mesa de controle para ser autorizado a participar do jogo.

1.1 O número mínimo de atletas para que seja realizada a partida é de 05(cinco).

Art. 10º - Regras Novas (Desde 2016)

1. As 5 regras novas da modalidade somente serão aplicadas nas categorias A14, A16, A18 e LIVRE da forma que se segue:

1.1 Nas categorias A14, A16 e A18 não será utilizada a regra do JOGADOR LESIONADO.

1.2 Nas categorias LIVRES serão aplicadas as 5 regras novas.

Art; 11º - Time Outs

1. Serão permitidos 2 TIME OUTS por jogo nas categorias escolares e 3 TIME OUTS por jogo nas categorias livres.

COORDENAÇÃO LHE / LE2

 
  Últimas Notícias
  Confira as últimas notícias das Liga de Esportes Escolares